Cantigas de Amigo

As Cantigas de amigo surgiram a partir das tradições da península Ibérica, e são composições breves apresentadas por uma voz feminina, porém com autor masculino, elas são marcadas pela literatura oral, um tipo peculiar de cantigas de amigo é o das paralelísticas, que é a repetição do refrão. Falam sobre a realidade da mulher, que têm como tema o erotismo feminino, exteriorizando as suas emoções, aflições, expectativas, encontros amorosos, desencontros e etc. 
Nas cantigas, a figura feminina é de uma jovem que começa a amar, ela apresenta um cenário ligado a vida popular onde, a mulher era vista como importância social, ela canta seu amor pelo seu 'amigo', amigo este que pode ser entendido como amante, pretendente ou esposo; em grande parte, faz um diálogo ou um monólogo com a suas amigas ou com a sua mãe. O tema principal é o sofrimento por amor, ela lamenta a coita (mágoa), a dor da ausência, a ansiedade pelo seu regresso, e canta a sua alegria por um encontro com ele. Vejamos um exemplo da cantiga de amigo:
Pero de Ver
Ai Deus, que doo que eu de mi hei,
porque se foi meu amig'e fiquei
      pequena e del namorada.
  
  Quando s'el houve de Julham a ir,
5  fiquei, fremosa, por vos nom mentir,
       pequena e del namorada.
  
Ali houv'eu de mia morte pavor,
  u eu fiquei, mui coitada pastor,
       pequena e del namorada.





Fonte:
http://cantigas.fcsh.unl.pt/cantiga.asp?cdcant=1144
https://www.colegioweb.com.br/trovadorismo/as-cantigas-de-amigo.html
Apostila História da Literatura Portuguesa 17ª. Edição
https://pt.wikipedia.org/wiki/Trovadorismo#/media/File:Symphonia_Cantigas_Sta_Mar%C3%ADa_160.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TROVADOR X SEGREL X JOGRAL

Cantigas de Refrão

Cantigas de Atafinda