Cantigas de Atafinda

Uma atafinda pode-de ser entendida como um verso métrico, com uma  ligação das estrofes por meio de conjunções, sem uma quebra de sequência dos versos até o fim das cantigas. A atafinda ocorre tanto nas cantigas de mestria como nas de refrão. 

D. Dinis

Meu amigo vem hoj'aqui
e diz que quer migo falar,
e sab'el que mi faz pesar,
madre, pois que lh'eu defendi
5       que nom fosse, per nulha rem,
      per u eu foss', e ora vem
  
aqui; e foi pecado seu
  de sol põer no coraçom,
madre, passar mia defensom;
10 ca sab'el que lhi mandei eu
       que nom fosse per nulha rem
       per u eu foss', e ora vem
  
aqui, u eu com el falei
per ante vós, madr'e senhor;
15 e oimais perde meu amor,
pois lh'eu defendi e mandei
       que nom fosse per nulha rem
       per u eu foss', e ora vem
  
aqui, madr', e pois fez mal sem,
  20 dereit'é que perça meu bem.



Fonte:
Dicionário de termos literários, por Massaud Moisés.
http://cantigas.fcsh.unl.pt/cantiga.asp?cdcant=608&pv=sim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TROVADOR X SEGREL X JOGRAL

Cantigas de Refrão