De forma mais genérica, essas cantigas tinham como característica central a crítica para certa pessoa ou até mesmo algo maior como, por exemplo, igrejas.
- As cantigas de escárnio: Essa cantiga trabalha com palavras mais leves, com um duplo sentido evitando o uso de palavrão e ou palavras de origem grosseira, é usada como uma indireta pois é difícil de identificar quem ou o que está sendo criticado, o objeto da critica é colocado entre linhas as vezes usando apelidos ou características de quem ou de que está se falando mal. Exemplo:
Ao lançar do pau,
ena sela,
| deu do cuu mau e quebrou-lh'a sela, ca 'ssi diss'a bela: - Rengeu-lh'a sela!
Ao lançar do touço, [ena sela],
deu do cu a bouço
e quebrou-lh'a sela,
ca 'ssi diss'a bela:
- Rengeu-lh'a sela!
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- Cantiga de maldizer: As cantigas de mal dizer possuem a mesma finalidade das cantigas de escárnio, criticar alguma coisa ou alguém a diferença entre as duas é que as cantigas de maldizer possuem o uso de palavrões e palavras de sentido sujo de forma geral, baixarias mas a principal característica das cantigas de maldizer é que se identifica facilmente quem ou o que está sendo criticado, as expressões dos sentimentos e a quem esses sentimentos se referem está explicito no texto. Exemplo:
A dona de Bagüin
que mora no Soveral,
dez e seis soldos há de mi;
e dei-l[h]os eu per preit'atal:
que mi os ar desse,
ond'al nom fezesse,
senom [que] veesse
falar mig'em cas Dom Corral.
Sabem em Morraz'e Salnês
meu preit'e seu; e nom lhis pês
que há de mim, mais há d'um mês,
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um sold'e dous e dez e três;
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[e] demais dizia
que [ao] tercer dia
[mi os ar daria]
em cas Dom Corral, o burguês.
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