Cantigas de Mestria

As cantigas de mestria não possuem um refrão o que quer dizer que não tem repetição em suas coblas ( estrofes) e em suas palavras (versos). Exemplo:

Achou-s'um bispo que eu sei um dia
                                                 Airas Nunes
Achou-s'um bispo que eu sei um dia
n'o eleit'e sol nom lhe falou;
e o eleito se maravilhou,
e foi a el e assi lhe dizia:
- Que bispo sodes, se Deus vos perdom,
que passastes ora per mim e nom
me falastes e fostes vossa via?

E diz o bispo: - Nom vos conhocia,
se Deus me valha, ca des que naci
e assi conhocer nom vos podia;
e por en, se me algur convosco achar
e vos nom conhocer, nem vos falar,
nom mi o tenhades vós por vilania.
E di'lo eleit': - Assi Deus me valha,
[já todos aqui] m'ham de conhocer;
e o que o assi nom quer fazer
nom é bispo nem val ũa mealha;
e vós tal bispo sodes, cuido-m'eu,
que nom sabedes quem me sõo eu,
nem [dades por mi] valor d'ũa palha.

E diz o bispo: - ........, sem falha;
por todas ........................[em]
nem quero vosso mal nem vosso bem,
nem ar entendo que per vós .....[alha];e aqueste ...........................ei
per ...............................[ei]
nem m'a.................[nemi]galha.





nunca convosco falei nem vos vi,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TROVADOR X SEGREL X JOGRAL

Cantigas de Refrão

Cantigas de Atafinda