Cantigas de Refrão

O refrão, também conhecido como estribilho, é a repetição do mesmo verso ou conjunto de versos no final de cada cobra (estrofe), ele tem como intuito memorizar a ideia central do que se canta, e a pressuposição da existência de um coro. O refrão é umas das características da cantiga de amigo, vejamos um exemplo:
Martim Codax

Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo?
    Refrão g  e ai Deus, se verrá cedo?
  
Ondas do mar levado,
5 se vistes meu amado?
       e ai Deus, se verrá cedo?
  
Se vistes meu amigo,
o por que eu sospiro?
       e ai Deus, se verrá cedo?
  
10 Se vistes meu amado,
o por que hei gram coidado?
       e ai Deus, se verrá cedo?



Fonte:
Livro: Historia Social da Literatura Portuguesa - Benjamin Abdala, página14.
http://cantigas.fcsh.unl.pt/cantiga.asp?cdcant=1308&pv=sim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TROVADOR X SEGREL X JOGRAL

Cantigas de Atafinda